Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

::::Particionamento da peça para moldar - Parte 2::::

Na segunda versão do kit, eu dividi o tronco, deixando a saia ligada à cintura em uma única peça. Aproveitei e refinei algumas formas, a saia melhorou muito em relação a original.






Ficou assim:
Busto
Cintura+saia
Pernas
Braços
Capa
Base
Dessa forma, poderia pintar as pernas, a saia e montar depois sem problema, não apareceriam emendas.
Mas outra limitação surgiu. Mas se bem que neste instante foi mais preciosismo meu, uma forma de facilitar o trabalho de quem monta.
Reparem que até aqui, quem pega este kit para montar, tem que ter alguma habilidade na modelagem e ferramentas, pois terá que arrematar a ligação da capa com o corpo e os braços no tronco. Alisar, lixar até que não fiquem marcas das emendas, e por fim, pintar.
Como esta peça se tornou objeto de experiência, resolvi refaze-la mais uma vez. Pelo menos em cera






Vejam nas fotos como melhorou muito os cortes. Poderá ser montada até mesmo depois de pintada.
Os braços ainda estão sendo soldados, a cabeça faz parte da capa. Muito mais organizado e harmonioso. O único arremate que mantive foi o da base com a capa, mas é uma nuvem, forma simples de consertar.
A quantidade de peças? Bom, tem que ser a necessária para manter a modelagem fiel ao que foi projetada.
Inicialmente acreditei que muitas peças facilitariam para preservar os detalhes, ou ainda, se um cast ficasse ruim, era apenas uma pequena peça das muitas outras que sairam bem.
Ledo engano. Aprendi depois da minha samurai(17 peças minúsculas).




Só o trabalho pra moldar, resinar, tirar as rebarbas, montar...não vale mesmo, hoje eu sei que poderia reduzir várias peças sem perder nada. Se puder fazer um único molde melhor ainda. Mas não sacrifiquem o movimento e os detalhes, pra economizar material. Usem o necessário. Se 20 ou 30 peças são a quantidade de que precisa para uma modelagem, faça.
Este processo foi desenvolvido por mim, colhendo informações em vários foruns, inclusive este, tutoriais e vídeos diversos, não é a forma absoluta de se fazer mas dá idéias aos demais membros de testar suas próprias maneiras de particionar um kit.

Um comentário:

hawa disse...

cara, nada é facil ou simples, mas enriquece a obra e o criador! Belê!