Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

::::Particionamento da peça para moldar::::

Tutorial publicado pela primeira vez no Escultores on line, forum brasileiro de qualidade e compromisso com o escultor/modelador.

Olá a todos.
Acredito que muitos aqui têm essas dúvidas, afinal estão evoluindo na modelagem e cada vez mais trabalhos bons estão aparecendo.
Você acaba de modelar sua peça e quer tirar molde, transforma-la em um Garage Kit, mas...
Como cortar a escultura?
Onde cortar?
Muitas ou poucas peças?


O Como cortar pode variar de acordo como foi feita sua estrutura, ou o esqueleto. Se usou juntas móveis, como as fornecidas pela Dimclay, é fácil, basta uma linha forte, ou um arame de aço fino(pode ser uma corda de guitarra)enrole próximo da junta e puxe com cuidado as extremidades. Você terá um corte quase perfeito; essa o Vini já disse aqui faz um tempo e o Edinho usou este processo pra cortar os braços do Rambo.
Se o esqueleto foi inteiriço, você vai ter que abrir a massa para expor o arame e corta-lo com um alicate afiado. Use a linha do mesmo modo, mas corte uma fatia de 1cm mais ou menos, este segmento vc deve abri-lo e expor o arame e corta-lo. Feito isso, feche a massa e retoque.
Bom, não vou me alongar muito neste ponto, existem inúmeras formas de fazer o corte, dependendo da massa utilizada, do esqueleto e outros fatores.
O ponto principal que quero mostrar é a experiência que tive no meu kit da Supergirl. No momento estou retrabalhando em cera a sua 3ª versão.
Talvez eu remolde, ou não, por enquanto está servindo muito para estudo.
esta é a primeira versão do kit. Eu o dividi da seguinte forma:


Busto
Pernas
Braços
Saia em 2 partes
Capa
base
8 peças no total
Aí, percebi a primeira dificuldade ao montar. A saia, reparem na foto, são duas metades que só podem ser coladas na cintura pra arrematar, só que isso só era possível depois de montar as pernas - pois a saia ficava no limite do corte da cintura e, pintar. Mas aí, como eu poderia colar e arrematar por dentro da saia sem danificar a pintura das pernas e ficar bom sem muita dificuldade?

Solução: refazer a peça

(continua)

Nenhum comentário: