Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

::::Durepoxi - mantendo as origens::::


Durepoxi em pauta novamente. Mesmo estando no mundo das ceras, que considero o melhor material para se trabalhar, estou sempre aberto a experimentar novas massas e revisitar antigas. Em resumo, detesto biscuit; adoro oil clays; sculpey e sculpey firm, massas de respeito mas que prefiro evitar, ao contrário do que  se faz e falam, não considero muito "amigável" - questão de gosto pessoal mesmo; cera como material definitivo, se pudesse faria tudo com maxcast; e durepoxi, o início de tudo.
Este personagem foi uma comissão que peguei ano passado, peça única, ou seja, sem intenção de fazer molde. Optei então pela durepoxi por ser uma resistente resina na qual se obtém resultado rápido desde que se respeite suas características. O tempo de secagem sempre assusta a quem experimenta a massa e pretende modelar algo. A primeira impressão é de que não é um material em que se consiga resultados profissionais. Mas, entendendo a massa e usando as ferramentas e acessórios adequados, obtém-se excelentes trabalhos de escultura.

O personagem aqui é bem simples em seu visual e pose, mas é possível modelar com complexidade na durepoxi. Muita paciência e técnica são necessárias. As massas com formulação epoxi, existem inúmeras e no mercado nacional, poucas destinadas a modelagem, grande parte para construção civil. Encontramos na forma de cola, várias marcas. Fora do Brasil, temos outras alternativas para escultura, desde para miniaturas de jogos e coleções  - reproduzidas em metal, geralmente, 25mm, 35mm, 54mm, etc. Exemplo das massas que vem em rolos de fita, azul e amarelo; e para trabalhos maiores, encontram-se baldes de argila epoxi. 

Enfim, odiando ou amando este material, depende muito do que pretende fazer, sua vontade de conseguir fazer e o objetivo à alcançar. Foi com durepoxi que iniciei minhas esculturas em 1999 e, experimentar outras massas, me fez aprender mais sobre cada uma delas, inclusive a própria durepoxi.

Sobre esta peça:
 - Personagem original
 - 20cm com base
 - Pintura em acrílicas
 - Modelado em durepoxi








Um comentário:

Marcelo Mello ramos disse...

Olá gostaria de algumas esculturas em durepoxi, se puder entre em contato por email que eu te passo os detalhes do que estou precisando. Meu email é marcelomelloramos@gmail.com .
Abs.
Marcelo