Páginas

sexta-feira, 23 de maio de 2008

As melhores miniaturas do mundo



Em 2001, recebi uma encomenda de 2 miniaturas pra tabuleiro. O cliente me mandou duas imagens das miniaturas originais e eu fiquei impressionado quantos detalhes e a pintura excepcional das peças. Um Minotauro com 5,5cm e um Orc com uns 4,5cm segurando uma rocha. Modelei, pintei da melhor forma e enviei para o cliente que adorou. Mas, eu precisava descobrir de onde vieram aquelas imagens e que linha de miniaturas era aquela.






Pouco tempo depois outra encomenda e, reconheci de cara que fazia parte da mesma linha. Só que dessa vez, mais rebuscada ainda. Um cavaleiro montado e armadura tanto nele quanto no cavalo.

Confrontation, da França, é o nome da coleção. 35mm é a escala. Espetacularmente modelados, a pintura é um trabalho minunciosamente belo. Conhecer estas miniaturas revolucionou minha forma de modelar e principalmente de pintar minhas miniaturas. É o que digo a todos que desejam criar seus trabalhos artísticos, seja desenho ou escultura, baseiem-se nos melhores, procure nas fontes mais refinadas, acumule conhecimento e depois crie seu próprio estilo.
Até hoje, coleciono as imagens desta linha de miniaturas, e recentemente encontrei outras que seguem o estilo original de Confrontation, mas o meu primeiro contato foi inesquecível...eles são os melhores.

Até mais.

domingo, 18 de maio de 2008

Durepoxi é ruim??


Pistoleiro de Kriptus, em escala 1/10 - puro durepoxi.

Vejo muita gente por aí(Brasil) que quando falo que trabalho com durepoxi, com bastante facilidade por sinal, fica abismado, ou olha torto, antes de conhecer o resultado do meu trabalho, consigo detalhes mínimos com essa massa, que muitos acreditam que serve só pra tapar buracos de panela ou furos em canos.
Já modelei peças de war game, dezenas em 28mm~35mm e os detalhes estão lá. Sou obcecado por detalhes em todos os meus trabalhos, seja escultura ou desenho.

A verdade é que não me importa muito qual o material, não tenho tanto tempo de modelagem e nem experimentei muitos materiais, mas o meu processo, meus métodos, mostram-me que o importante é o que vc consegue extrair do material, independente do que seja. Ano passado conheci a Dimclay, é um material fantástico, torna o processo de modelagem mais prazeiroso, do que trabalhoso, é limpo, não gruda em nada(só um pouco nas ferramentas, em algumas durezas da massa) mas todo caso tem suas limitações. Aqui, não se trata de uma limitação exatamente, mas sim do fim pra sua modelagem. Serve exclusivamente para modelagem de protótipos, peças que serão reproduzidas em resina ou outro material. Não dá pra pintar, não "seca" ou endurece, se mantém exatamente como veio na embalagem, pode ser reaproveitada: fez molde, replicou, derreta o protótipo e comece outro...isso doeu muito na primeira vez, pois vc gasta horas, dias, semanas numa peça pra depois vê-la derretendo e voltando a matriz da criação...mas deixou seus filhos!!!!!

Reduzi o uso do durepoxi, mas não exclui da minha maleta de materias.

Para estatuetas que não terão cópia, uso ele.

Não tenham medo de material algum, foque no propósito da sua modelagem, experimente sem receio, se não for o adequado parta pra outro até encontrar o que vc queira.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Kitty Pryde & Lockheed

Busto Ou fullsize? Considerando a habilidade da personagem, poderia dizer que é um fullzise mesmo. A intenção aqui é fazer uma base que não pareça uma base. Um fragmento de telhado onde Kitty e o seu dragão estão atravessando.
Posted by Picasa

terça-feira, 13 de maio de 2008

Supergirl

Posted by Picasa


Sejam benvindos ao meu blog. Este é meu primeiro post e eu inauguro mostrando um de meus mais recentes trabalhos. Esta Supermoça comecei a modelar em dezembro de 2007, ainda experimentando o novo material pra modelar, as massas da Dimclay, do camarada Eduardo Cinta. Essa foi a segunda modelagem com essa massa e seguindo a dica do colega Logan Bastos, misturei duas massas diferentes e consegui um mix que é meu preferido até agora.

Esta na escala 1/10, pouco mais de 20cm da cabeça até a ponta do pé. Fazia algum tempo que eu queria modelar ela mas não encontrava uma boa pose. Então, tive uma idéia e criei esta. O importante era carregar em movimento e leveza, a personagem tinha que parecer voando mesmo. Tudo tem movimento, cabelos, a nuvem, a saia, a capa e a propria pose em si mostrando o início de um giro no ar. A base é o destaque de toda a peça, pois se tem uma coisa que me deixa incomodado, são bases que não combinem em nada com a peça. Aqui, novamente, o conjunto é o importante, a capa se funde com a nuvem e Kara está suspensa no ar. Vejam mais fotos aqui

No momento, esta peça é uma cópia em resina, dividida em 8 partes e sem cor, mas assim que possível postarei uma colorida.

Até mais!